.


Sobre o Choro na Praça

Quando se fala em Choro, é fácil pensar em rodas em praças públicas. E foi assim que surgiu, há 15 anos, o grupo Choro na Praça – com o incentivo e o reconhecimento do Ministério da Cultura desde 1999 – tocando a céu aberto em eventos promovidos por prefeituras de vários municípios do Rio de Janeiro. Afinal, se todo artista tem de ir aonde o povo está, o Choro – nosso mais genuíno gênero musical – não poderia ser diferente.

Mas o Choro na Praça conquistou outros espaços além da tradicional pracinha e assim vem se apresentando em festivais de Choro, eventos corporativos e festas particulares.

Formado por Edgard Gordilho (flauta), Pedro Bastos (violão 7 cordas), Maurício Verde (cavaquinho), Luiz Américo (violão 6 cordas), Eber Freitas (percussão) e João Rafael (pandeiro), o Choro na Praça tem projeto de apresentações em praças públicas aprovado pelo Ministério da Cultura, em 2013, por meio da lei de incentivo.

Levar a bandeira do Choro é fundamental para o líder do grupo, Edgard Gordilho, que nos últimos anos esteve na Europa tocando e dando workshops sobre o gênero. “Depois que vi e participei de rodas de choro em Portugal, França e Espanha, fiquei ainda mais convicto da importância de trabalhar para divulgar e consolidar ainda mais o Choro no país”, entusiasma-se.

shows

Sobre o Choro

O Choro, o mais genuíno gênero musical brasileiro, nasceu da mistura dos ritmos europeus - vindos para o país por meio da corte portuguesa que se instalou no país no início do século XIX – com os batuques africanos. A primeira obra editada sob o rótulo de “Choro” foi “Flor amorosa”, do compositor e flautista Joaquim Calado, que levou o gênero aos saraus promovidos por D. Pedro II no Palácio Imperial, localizado na Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro.

clique para ver mais
contatos

">o



clique para ver shows realizadosclique para baixar MP3clique para baixar MP3

Histórico / Release do Choro na Praça ®
O Choro na Praça ® é um grupo de choro, samba e bossa nova, liderado pelo flautista Edgard Gordilho. Teve início em 1998 quando Gordilho começou a elaborar um projeto para ser aprovado na Lei de Incentivo a Cultura (ver abaixo), com o objetivo de levar a boa música instrumental brasileira a praças públicas, por meio de patrocínio institucional. Clique para ver shows realizados em praças públicas com patrocínio de diversas prefeituras. Durante este tempo realizaram shows em inúmeros bares e em quase todas as praças de alimentação dos shoppings do Rio, além de casamentos e festas.

Gravaram dois CDs com choros famosos e alguns inéditos, sempre com arranjos de Edgard Gordilho.

O projeto cultural Choro na Praça ® visa a apresentações de choro, samba e bossa nova instrumental em praças públicas da cidade.
click para ver os projetos
Foi protocolado em 31/08/1999 no Ministério da Cultura, tendo sido aprovado em 13/10/1999, publicado no Diário Oficial em 14/10/1999, e recebeu também o Certificado da Comissão de Projetos Culturais Incentivados - CPCI do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura em 08/06/2000.
É também apoiado e autorizado pela Fundação Parques e Jardins da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

O nome do projeto e do grupo é registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial INPI - 09/08/2000.

O objetivo do projeto é levar ao público música instrumental de qualidade, gratuitamente, visando à divulgação e à popularização do choro, nosso mais genuíno gênero musical, apresentando obras de seus mais representativos compositores, como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Chiquinha Gonzaga, Waldir Azevedo, Ernesto Nazareth, Altamiro Carrilho e Maestro Severino Araújo.

Veja também cerimônias e eventos, música clássica


Edgard Gordilho
- flautista, arranjador e diretor musical do Choro na Praça ®
. Nascido no Rio de Janeiro em 1948, começou seu estudos musicais com 13 anos, quando cursava o ginasial. Entrou, então, para a banda do colégio, em que aprendeu teoria músical e os instrumentos tuba, bombardino e trombone de pistão. O repertório era composto de marchas militares e sucessos populares da época. Depois do vestibular, começou a se dedicar ao aprendizado da flauta transversa.

videos do Choro na Praça
®

repertório -- release - fotosdivulgação300DPI dança de salão
shows realizados

Capa dos CDs do Choro na Praça ®
clique para baixar música grátis em MP3


contatos: Edgard Gordilho

 

 

 

 

 

 

 

 

tags choro chorinho rio de janeiro samba bossa nova música instrumental eventos corporativos